Pular para o conteúdo

Comprar à vista ou parcelado? Entenda o que é melhor para seu bolso

Decidir entre comprar à vista ou parcelado é algo corriqueiro no dia a dia das pessoas. Afinal, nem sempre temos o dinheiro necessário para fazer uma compra em mãos.

Acontece que essa escolha nem sempre é simples, pois envolve uma série de questões que têm uma relação direta com a nossa saúde financeira.

Pensando nisso, no post de hoje iremos abordar um pouco mais sobre esse tema, trazendo os prós e contra de cada tipo de compra para te ajudar nessa decisão. Boa leitura!

Prós e contras de comprar à vista

De uma maneira geral, os especialistas em gestão financeira entendem a compra à vista como sendo a melhor opção na grande maioria das vezes.

Isso acontece, pois essa forma de pagamento quase sempre é mais vantajosa para o consumidor, que consegue ter um maior controle de suas finanças e, na maior parte dos casos, economizar um dinheirinho.

Assim, temos como principais pontos positivos da compra à vista a possibilidade de se obter descontos dos lojistas graças ao pagamento no ato.

Além disso, a compra à vista também reduz o consumismo, fazendo com que as pessoas comprem apenas aquilo que precisam.

Outro ponto positivo é que, pagando à vista, você não corre o risco de se tornar inadimplente.

Já como principais pontos negativos dessa forma de pagamento estão a sensação de ficar sem dinheiro e a necessidade de aguardar mais tempo para juntar a grana necessária para comprar itens de maior valor.

Prós e contras de comprar a prazo

As compras feitas a prazo devem levar em consideração alguns critérios para evitar que você entre em uma situação de endividamento.

Nesse sentido, o cartão de crédito, o carnê e os financiamentos devem ser utilizados com parcimônia, pois nos dão a falsa sensação de um poder de compra maior do que realmente possuímos.

Assim, podemos dizer que entre os maiores prós do pagamento a prazo está a possibilidade de antecipar compras que só faríamos depois de um tempo juntando dinheiro.

Além disso, se o preço do produto a prazo é o mesmo à vista, talvez seja interessante comprar para pagar depois e manter esse dinheiro em alguma aplicação financeira até a data do pagamento.

Dessa forma, você consegue receber os juros dessa aplicação nesse período e ganha algum dinheiro enquanto aproveita o seu produto.

Já como principal contra do pagamento a prazo está o altíssimo risco de fazer muitas compras parceladas e, consequentemente, não conseguir arcar com o pagamento.

A consequência disso pode ser a negativação do seu nome e uma dor de cabeça tremenda para conseguir negociar e quitar essas dívidas.

Afinal, é melhor comprar à vista ou parcelado?

Como você viu até aqui, comprar à vista ou parcelado tem seus prós e contras, sendo necessário dosá-los na hora de tomar essa decisão.

Nesse sentido, se você tem o dinheiro para comprar à vista, a melhor opção irá depender de sua realidade financeira naquele momento e do seu grau de afinidade com o mundo dos investimentos.

Em caso de dúvida, a melhor opção sempre será o pagamento à vista, pois não há risco de endividamento e você tem a chance de pagar menos pelo produto ou serviço adquirido.

Já o pagamento a prazo deve ser usado com bastante cautela, pois é interessante não comprometer mais do que 30% de sua renda mensal com compras parceladas para evitar o endividamento.

Se você quer aprender ainda mais, confira nossa lista com 5 dicas de como usar seu cartão de forma inteligente!

E você, gostou dessas dicas? Então aproveite para navegar um pouco mais em nosso site para conferir outros posts como esse.

El contenido de este sitio web tiene fines educativos e informativos únicamente y no debe interpretarse como asesoramiento financiero profesional. No somos una institución financiera y no ofrecemos ningún producto o servicio financiero. Nos esforzamos por proporcionar información actualizada, pero no ofrecemos garantías con respecto a la exactitud de nuestra información.