Uma dúvida muito comum é sobre como rastrear cartão de crédito enviado pelos Correios ou por meio de uma transportadora.
Hoje em dia, ter um cartão de crédito não é mais considerado um luxo, mas sim uma necessidade. Isso porque, além de facilitar as nossas vidas, eles também são capazes de dar uma forcinha no orçamento, principalmente para sairmos do aperto do fim do mês.
No entanto, quem deseja ter um cartão desses no bolso precisa estar ciente de que existe uma jornada até que essa vontade possa ser plenamente atendida. Ou seja, entre solicitar o cartão e tê-lo em mãos, há alguns passos que você precisará seguir.
Pessoas que estão com o nome negativado ou que possuem dívidas com bancos podem ter uma maior dificuldade para conseguir um cartão de crédito, pois costumam ter um score baixo. Contudo, há bancos que aprovam cartões mesmo para quem está com o nome sujo.
A grande questão é saber onde e como procurar, além de seguir corretamente o procedimento de solicitação para ter mais chances de ter o seu cartão de crédito aprovado no banco escolhido.
Mas você sabe qual é o processo que acontece até que o cartão chegue a você? Não deixe de ler este artigo até o final para conhecer todo o passo a passo dessa entrega e descobrir como você pode rastrear o seu cartão nesse período.
Como obter um cartão de crédito?
No Brasil, várias empresas trabalham com a emissão de cartões de crédito. Entre as mais conhecidas estão grandes bancos, como o Bradesco, o Itaú, o Santander, o Banco do Brasil, além de fintechs como o Nubank, o Banco Inter, o Banco Pan e o Banco Original.
A vantagem dessa ampla gama de emissores é que você pode escolher aquele cartão que melhor atente às suas necessidades, visto que cada produto tem vantagens e facilidades diferenciadas para seus clientes.
Na maioria das vezes, o interessado em obter um cartão de crédito é submetido a uma análise pela instituição emissora, que irá verificar principalmente o score de crédito na Serasa. Por meio do score, a instituição tem como saber se você é ou não um bom pagador e isso interfere diretamente na decisão de liberar ou não o cartão.
Como saber se meu cartão de crédito está chegando?
Uma vez que o seu cadastro tenha sido aprovado, a próxima fase é a confecção e o envio do cartão. Como rastrear o cartão pelo CPF? Como funciona o código de rastreio? Essas são algumas das dúvidas que surgem quando o assunto é rastrear um cartão de crédito enviado.
O problema é que nem todo cartão é enviado em uma plataforma rastreável e isso pode causar uma grande ansiedade, visto que sempre há o risco de que o pacote com o cartão seja extraviado na rota de entrega.
Entretanto, se você está aguardando a entrega de um cartão de crédito e não sabe como rastreá-lo, calma! A partir de agora, vamos te mostrar um passo a passo de como solicitar o código de rastreio para acompanhar de perto esse envio.
Como rastrear um cartão de crédito
Primeiramente, precisamos lembrar que o processo de aprovação do cadastro de um cartão de crédito varia de um emissor para outro e pode chegar a 45 dias.
Depois da aprovação, a instituição ainda precisa confeccionar o seu cartão e enviá-lo para sua casa, sendo que esse processo pode levar até 15 dias úteis (ou mais, em alguns casos).
Por isso, é preciso ter paciência e aguardar que o banco ou instituição emissora execute seus processos internos, pois há casos em que o cartão não é aprovado de primeira, contudo, alguns meses depois, o cliente recebe um contato informando da aprovação do cartão.
O caso acima é muito comum no Itaú, pois o banco continua analisando o crédito do cliente por até oito meses após um pedido de cartão não aprovado e, caso o cartão seja liberado nesse período, ele é enviado para o endereço cadastrado.
Regra geral: o cliente que tem o cartão aprovado recebe um e-mail ou SMS com o código de rastreio do pacote e o prazo de entrega. Nesse sentido, vale lembrar que o tempo até a chegada depende de vários fatores, como a região em que o cliente mora e eventuais dificuldades de entrega do endereço.
Assim, se você fez um cadastro e não recebeu uma mensagem informando sobre a aprovação do cartão, sugerimos que entre em contato com o emissor para verificar o status de sua solicitação.
Cadastrar código de rastreio ou CPF: entenda como é feita a entrega do cartão
No Brasil, a entrega de um cartão de crédito pode se dar pelos Correios ou por uma transportadora particular.
Se a instituição emissora escolher os Correios para essa entrega, o rastreio pode ser feito de uma forma muito simples no site ou pelo aplicativo dos Correios.
Para isso, você precisará ter em mãos o código de rastreio de objetos, normalmente composto por 13 dígitos entre letras e números, ou o seu CPF.
Ao fazer o rastreio no site dos Correios, você consegue acompanhar diversas informações, tais como:
- A data em que seu cartão foi postado em uma agência;
- A data prevista para que o pacote chegue em sua casa;
- A localização atual do pacote;
- Se a encomenda está em trânsito ou não;
- A hora em que o objeto saiu para entrega ao destinatário.
Já quando o envio é feito por uma transportadora, normalmente o rastreio pode ser feito de duas formas:
- No site do emissor; ou
- Por meio do aplicativo do emissor.
Ou seja, se você solicitou um cartão por um banco que possui um aplicativo para seus correntistas, nesse app será possível verificar informações sobre o status da proposta e, também, o rastreio do cartão.
Assim, também é preciso ter cuidado com eventuais problemas que podem acontecer no processo de entrega, como o extravio do cartão ou as tentativas frustradas de entrega, sendo justamente esse o assunto do tópico a seguir.
Problemas que podem acontecer na entrega do cartão
Um dos principais problemas que podem acontecer na entrega de um cartão de crédito é o seu extravio. Isso acontece quando, por algum motivo, o cartão sai da rota de entrega e vai parar em outro lugar, ou mesmo se perde nessa rota.
No entanto, como os cartões novos são enviados bloqueados para o cliente, você não precisa se preocupar caso tenha o seu pacote extraviado.
Assim, caso você não receba o cartão dentro do prazo indicado pela instituição, basta entrar em contato com o emissor e informar o fato. Em seguida, será confeccionado um novo cartão para ser enviado até a sua casa.
Outro problema é quando não fica ninguém em casa durante o dia para receber o cartão.
Isso porque a maioria das empresas de entrega exige que cartões de crédito sejam entregues a uma pessoa maior de 18 anos, seja o titular do cartão ou uma pessoa próxima.
Assim, quando são feitas três tentativas de entrega sem sucesso, o cartão normalmente volta para o remetente, sendo necessário fazer o pedido de um novo cartão.
Mas você pode evitar esse problema de uma forma simples: basta cadastrar o endereço de entrega de um parente ou amigo que possa receber o cartão para você e que tenha disponibilidade de ficar em casa aguardando.
Outra possibilidade é colocar o endereço do seu trabalho para entrega, pois, dessa forma, as chances de insucesso na entrega são menores.
Como fazer um bom uso do cartão de crédito
Apesar de serem uma ferramenta muito interessante para facilitar as nossas vidas, os cartões de crédito também podem gerar uma série de problemas financeiros nas mãos de quem não sabe utilizá-los.
Atrasos constantes, falta de pagamento e até mesmo o uso frequente do rotativo do cartão (o que pode gerar altos valores de IOF) podem gerar uma verdadeira bola de neve em dívidas, que devastam a vida financeira de qualquer um.
Isso porque quem atrasa o pagamento da fatura ou faz o pagamento do valor mínimo acaba tendo que arcar com uma taxa de juros altíssima sobre o valor que deixou de ser pago.
Com isso, a dívida cresce para o mês seguinte e piora se o cliente continua a fazer o uso do cartão.
Assim, para quem não deseja passar por esse tipo de problema, é de grande importância ter atenção quanto ao vencimento da fatura e evitar, sempre que possível, gastar mais do que pode pagar.
Fazer um bom planejamento financeiro também pode ajudar nesse momento, pois o controle dos gastos e a boa gestão do dinheiro, além de te tirar do aperto, também podem aumentar o seu score e permitir que você tenha acesso a cartões de crédito melhores no futuro.
E você, gostou dessas dicas? Então aproveite para navegar um pouco mais em nosso site e conhecer outras recomendações sobre cartões de crédito e finanças.