Pular para o conteúdo

Planilha de controle financeiro: aprenda como montar a sua!

Usar uma planilha de controle financeiro é algo que pode facilitar bastante o controle das finanças pessoais. Ela também é uma ótima ferramenta para quem deseja economizar dinheiro ou deseja aprender a controlar seus gastos mensais.

Apesar de existirem milhares de modelos de planilhas prontas disponíveis para baixar na internet, nem sempre elas são adaptadas às nossas necessidades. Por conta disso, a melhor opção é montar a própria planilha.

Pensando nisso, a partir de agora vamos te mostrar como montar uma planilha de controle financeiro do zero, mas de uma forma muito simples. Boa leitura!

O que é uma planilha de controle financeiro?

As planilhas são uma maneira simples de controlar os gastos mensais e, por isso, fazem muito sucesso entre o público em geral.

Uma planilha de controle financeiro busca reunir, de uma maneira simplificada, todas as informações necessárias para a gestão das finanças pessoais.

Entre os principais dados estão os gastos do dia a dia, além de todas as receitas oriundas de outras fontes, como rendimentos de aplicações financeiras e muito mais.

Assim, é possível ter uma visão geral de como estão as contas naquele mês e se elas fecharão no azul ou no vermelho, permitindo tomar uma atitude antecipada, como conseguir uma renda extra, por exemplo.

Por que criar a sua própria planilha?

Como dito anteriormente, a internet está repleta de modelos gratuitos de planilhas de controle financeiro, mas nem sempre elas trazem todas as informações que queremos ou precisamos acompanhar.

Por isso, quem possui um conhecimento mínimo no uso de aplicativos de planilha eletrônica, como o Excel, o Calc ou mesmo as Planilhas do Google pode criar a sua própria planilha de controle financeiro do zero e, assim, torná-la adequada para as suas necessidades.

Além disso, quem cria a própria planilha pode deixar espaços para acrescentar informações novas na medida em que a necessidade surgir, permitindo que ela seja utilizada por muito tempo.

Passo a passo para criar uma planilha de controle financeiro do zero

Agora que você já sabe que pode criar a própria planilha de controle financeiro, vamos te mostrar o quanto isso é simples, trazendo os principais pontos que devem ser observados nessa construção. Confira:

1. Escolha a ferramenta para criar sua planilha

Apesar de ser possível usar lápis e papel para criar uma planilha manual, se você está lendo este artigo, significa que tem em suas mãos um computador ou celular.

Por isso, a melhor opção para criar uma planilha de controle financeiro é por meio de um aplicativo como o Excel, o Calc (Libre Office) ou o Planilhas do Google.

Dessa forma, você pode ter sua planilha sempre consigo e não corre o risco de perdê-la.

2. Liste suas fontes de renda

Um dos campos mais importante dessa planilha é o que traz as suas fontes de receita. Assim, comece criando uma seção de receitas e liste, em seguida, todas as suas fontes atuais.

Vale lembrar que é importante deixar um espaço em branco, pois, com o passar do tempo, novas fontes podem surgir e será preciso fazer a inserção nessa planilha.

3. Divida os gastos por categoria

Outro campo importante nessa planilha de controle financeiro é aquele que traz os seus gastos mensais.

Aqui, uma dica é dividir os gastos por categorias, como gastos fixos e gastos variáveis.

No campo de gastos fixos, você deve inserir aqueles gastos cujo valor não muda de um mês para o outro, como aluguel, financiamentos, educação, seguros, contas do lar etc.

Já no campo de gastos variáveis, você deve inserir aqueles custos que mudam de um mês para o outro, tais como alimentação, lazer, transporte, vestuário etc. Ou seja, tudo aquilo que não é uma despesa fixa em seu mês.

4. Insira os dados e fórmulas

Por fim, logo que você tiver listado todas as suas receitas e despesas, o próximo e último passo é preencher todos os campos com os seus respectivos valores.

Você também pode utilizar as fórmulas de cálculo dos programas de planilha eletrônica para somar todos os valores e tornar a análise dos dados mais simples.

Se quiser incrementar ainda mais sua planilha, experimente criar alguns gráficos para tornar a consulta mais dinâmica.

E você, o que achou dessa dica? Então, aproveite para navegar um pouco mais em nosso site para agregar ainda mais conhecimento à sua vida.

El contenido de este sitio web tiene fines educativos e informativos únicamente y no debe interpretarse como asesoramiento financiero profesional. No somos una institución financiera y no ofrecemos ningún producto o servicio financiero. Nos esforzamos por proporcionar información actualizada, pero no ofrecemos garantías con respecto a la exactitud de nuestra información.