Saber como pesquisar CPF é de grande relevância, principalmente para que deseja contratar algum tipo de crédito junto a um banco ou outra instituição financeira. Isso porque um CPF irregular pode acabar impedindo a contratação de uma série de serviços, dentre os quais figuram os empréstimos e financiamentos.
Mas você sabia que é possível pesquisar CPF gratuitamente pela internet e descobrir se o seu documento possui alguma restrição? Pois é sobre isso que falaremos no post de hoje. Então, continue lendo até o final para saber como fazer essa consulta.
Onde pesquisar a situação do CPF?
A situação do CPF pode ser pesquisada gratuitamente pelo site da Receita Federal do Brasil. Para pesquisar CPF, você precisa, além do número do documento, da data de nascimento do titular.
Após inserir esses dados na página, basta clicar em “consultar” e pronto. O sistema exibirá uma certidão que mostrará a situação cadastral do CPF consultado. Em seguida, você poderá imprimir essa certidão ou mesmo salvá-la em PDF em seu computador para enviar a um banco, por exemplo.
Pesquisar CPF: quais os status possíveis?
Ao pesquisar CPF, você perceberá que o campo “situação cadastral” pode vir com algumas informações distintas. São cinco situações possíveis e vamos descrever um pouquinho de cada uma delas para que você saiba o que deve fazer:
- Regular: significa que não há nenhuma pendência cadastral para o contribuinte consultado na Receita Federal, todavia, isso não mostra se há algum tipo de débito fiscal pendente junto à Receita;
- Pendente de Regularização: essa situação aparece quando o contribuinte deixou de entregar alguma declaração para a Receita Federal, como o Imposto de Renda, por exemplo, e permanece até que a situação seja regularizada;
- Suspenso: significa que o cadastro do contribuinte tem alguma informação incorreta ou incompleta e, por isso, foi suspenso pela Receita Federal;
- Cancelado: em regra, o CPF consta como cancelado quando ocorre a morte do contribuinte ou por alguma decisão judicial;
- Nulo: uma situação cadastral com esse status pode indicar a presença de algum tipo de fraude no cadastro do contribuinte.
Como saber se meu CPF foi bloqueado?
A principal maneira de saber se existe alguma pendência é pesquisar CPF no site da Receita Federal para saber a situação cadastral atual.
Vale lembrar que esse tipo de consulta no site da Receita não serve para saber se o nome de uma pessoa está limpo ou se há débitos fiscais pendentes. Para isso, é preciso consultar diretamente os órgãos responsáveis, como o Serasa, o SPC e a própria Receita Federal.
Meios de regularizar o CPF
A depender do motivo que causou um status diferente de regular em seu CPF, é possível fazer a regularização dessa pendência para ter o CPF regular novamente.
No caso da não entrega de algum documento, é necessário fazer o pedido de regularização junto à Receita Federal diretamente em seu site.
Já se a pendência foi ocasionada por problemas no Imposto de Renda, a simples entrega da declaração e o pagamento de eventuais multas já são o suficiente para tornar o CPF regular novamente.
E você, já sabia dessa facilidade em pesquisar CPF? Tem alguma dúvida sobre o tema? Então, aproveite e deixe seu comentário ao final deste post.