Pular para o conteúdo

Como pagar e parcelar multa de trânsito com cartão de crédito

Uma multa de trânsito muitas vezes chega nos momentos em que menos esperamos e por isso, parcela-lá pode ser uma boa alternativa para não se endividar.

Mas será que é possível pagar infrações de trânsito com cartão de crédito e ainda dividir em várias parcelas? 

No post de hoje vamos tirar suas dúvidas sobre o pagamento de multas com cartão de crédito.

Posso pagar multas com cartão de crédito?

Até alguns anos atrás, isso não era possível. A única forma de pagamento disponível para quitar multas de trânsito era por meio de boleto bancário. 

O processo acontecia assim: primeiro o infrator recebia em casa, uma correspondência com a notificação e após algum tempo, a cobrança era enviada para o mesmo endereço. O condutor precisava então pagar o boleto para liberar as pendências do veículo.  

Porém, em 2018, foi aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) a possibilidade de pagamento de multas com o cartão de crédito, débito e até mesmo o parcelamento das mesmas.  

Além disso, também foi aprovado o pagamento de mais de uma multa de trânsito por vez. 

Entretanto, cada Detran (Departamento Estadual de Trânsito) possui suas próprias regras, por isso, procure se informar com o órgão da sua região. 

Parcelamento de multas de trânsito

Desde setembro de 2016, a Resolução nº 619, prevê o parcelamento de multas pelos Detrans. Além disso, o parcelamento é permitido não somente para multas, como também para o IPVA, licenciamento e o DPVAT (Seguro Obrigatório). 

Essa forma de pagamento já está disponível na maioria dos estados brasileiros. Para saber a disponibilidade do serviço na sua região, basta entrar em contato com o Detran responsável. 

Ao optar pelo parcelamento, o motorista também é liberado de todas as pendências relacionadas ao veículo, do mesmo modo que seria caso pagasse à vista. Mas o pagamento parcelado pode estar sujeito a taxas adicionais.  

Como parcelar

Para pagar suas infrações de trânsito em mais de uma parcela, você precisa solicitar o parcelamento na unidade do detran de sua cidade com a documentação necessária

Documentos necessários

Caso você tenha interesse em parcelar multas ou outras pendências, será necessário apresentar os seguintes documentos: 

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Taxas impressas dos débitos a serem pagos;
  • Documento do veículo – com o licenciamento do ano anterior.

Conta pra gente nos comentários se conseguimos tirar todas as suas dúvidas. Caso ainda tenha restado alguma, deixe aqui embaixo que vamos te responder.

El contenido de este sitio web tiene fines educativos e informativos únicamente y no debe interpretarse como asesoramiento financiero profesional. No somos una institución financiera y no ofrecemos ningún producto o servicio financiero. Nos esforzamos por proporcionar información actualizada, pero no ofrecemos garantías con respecto a la exactitud de nuestra información.