Estudos recentes apontam que mais de 60 milhões de brasileiros estão com o nome sujo na praça. Por isso, saber como consultar se meu nome está no Serasa está entre as principais dúvidas sobre o assunto.
Pensando nisso, neste artigo iremos falar um pouco mais sobre como fazer essa consulta, que é gratuita e pode ser feita pela internet, de qualquer lugar do Brasil. Boa leitura!
O que é o Serasa?
O Serasa é uma empresa que faz parte do Grupo Experian e reúne dados de consumidores fornecidos principalmente por instituições financeiras, tais como bancos e outras empresas que trabalham com crédito.
Quem faz um financiamento e não paga uma parcela, por exemplo, pode ter o seu nome incluído no cadastro do Serasa, o que pode atrapalhar ou impedir a contratação de outras linhas de crédito, como empréstimos, cartão de crédito etc.
Além disso, o Serasa também é responsável por gerenciar o score de crédito, que é um dos principais indicadores que influenciam na decisão das instituições financeiras quanto a liberação ou não de crédito a seus clientes.
O próprio escore do Serasa é uma maneira que a empresa sinaliza para instituições financeiras sobre sua condição atual. Caso você esteja em dia com suas contas, seu score será alto. Caso contrário, ele será baixo. Para entender mais sobre o score serasa confira este conteúdo.
Como saber se meu nome está no Serasa?
A consulta para saber se o nome está no Serasa é muito simples e gratuita para pessoas físicas. Ela pode ser feita pela internet, no site do Serasa ou no aplicativo do Serasa para dispositivos móveis.
Ao entrar no site ou no app pela primeira vez, o usuário deve fazer um cadastro em que precisará informar corretamente seus dados, como CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Uma vez completo o cadastro, você já pode ter acesso aos dados de seu CPF na plataforma.
Assim, se houver alguma pendência ou restrição em seu nome informada por uma das instituições que atuam junto ao Serasa, essa será exibida na página inicial do site ou aplicativo, bem como as instruções de como proceder para regularizar essa situação.
Meu nome está sujo: e agora?
Se você consultou seu nome no Serasa e identificou alguma pendência, o primeiro passo é procurar a instituição credora para regularizar essa dívida o quanto antes, pois, dessa forma, você evita o acúmulo de juros e outros encargos, o que pode gerar o efeito “bola de neve”.
Outra alternativa é aguardar pelos eventos como o “Feirão Limpa Nome”, promovido anualmente pelo Serasa e que permite aos consumidores negociar seus débitos com descontos que podem chegar a 95% sobre o valor da dívida.
É verdade que a dívida “caduca”?
Apesar do que muitos pensam, não é a dívida em si que “caduca”, mas apenas a restrição no nome é que possui prazo para prescrever, que é de cinco anos.
Ou seja, uma dívida não paga e que gerou uma negativação pode constar nos cadastros dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, pelo prazo máximo previsto em lei.
Ultrapassado esse prazo, a restrição é retirada e o devedor volta a ter seu nome limpo se não houver outras restrições. Todavia, o credor pode continuar cobrando a dívida e ela ainda pode continuar acumulando juros e outros encargos.
Na prática, como as instituições financeiras “conversam” entre si, deixar uma dívida “caducar” pode ser um péssimo negócio, pois, mesmo que seu nome fique limpo novamente, será muito difícil contratar serviços de crédito depois que uma situação como essa acontece.
Qual o prazo para ter o nome limpo após pagar as dívidas?
Regra geral, o prazo para que a empresa retire o nome do cliente do Serasa e de outras instituições de proteção ao crédito após a quitação da dívida é de até cinco dias úteis.
Tal prazo é solicitado, pois existem questões burocráticas que precisam ser realizadas para remover a negativação do nome.
Assim, caso o prazo de cinco dias úteis seja ultrapassado e o consumidor continue com o nome restrito, será necessário buscar pela ajuda de algum órgão de defesa do consumidor, como o Procon, para realizar uma reclamação formal contra a empresa.
E você, já sabia como era fácil consultar se seu nome está no Serasa? Ainda tem alguma dúvida sobre o tema?
Então, aproveite para deixar seu comentário ao final e para navegar um pouco mais em nosso site para mais dicas como essa.