Pular para o conteúdo

5 dicas de investimento para iniciantes

Quando falamos em investimentos, tudo parece ficar um pouco mais complicado. Os termos são difíceis, a nomenclatura não ajuda muito e com tanta informação disponível na internet, você fica sem saber por onde começar. 

Após os primeiros passos nessa longa jornada da independência financeira, decidir investir e começar a fazer isso é um ponto de virada. Aqui preparamos uma lista para te ajudar a dar continuidade no seu planejamento de investimentos. Uma vez que os conhecimentos básicos estão em dia, o que você precisa saber para seguir no rumo certo está aqui!

1. Faça o seu planejamento financeiro

Também conhecido como orçamento financeiro, planejamento mensal ou qualquer outro nome, este mapeamento é imprescindível para o sucesso. Se você quer investir com sucesso, comece por aqui. 

Para isso começar com seu orçamento, você pode utilizar planilhas e aplicativos de celular. Anote todos os gastos, até os pequenos como, o cafezinho de todos os dias. Aqui o importante é o hábito. 

Defina valores mensais para contas e custos fixos, entretenimento e investimentos. Estabeleça o valor aplicado e frequência, por exemplo, aplicar R$ 100,00 por mês. 

2. Saiba quais são os seus objetivos

Sem a clareza do que você quer conquistar, fica fácil de ignorar o plano. Sem um objetivo, seja ele de curto,médio ou longo prazo, você possívelmente terá dificuldade para aderir ao plano que traçou.

Após concluir a planilha de planejamento financeiro, pense no que você quer conquistar com esse dinheiro. Uma casa, um carro, uma reforma em casa ou até mesmo dar aquela atualizada na televisão da sala, hein?

Selecione cinco deles e separe-os em curto, médio e longo prazos. O período de conclusão ajuda a manter o foco para investir. 

3. Livre-se das dívidas

Outro fator que pode prejudicar seu sucesso são as dívidas. O primeiro ponto aqui é regularizar sua vida financeira. Junte dinheiro para quitar as dívidas antes de começar a investir. 

Mesmo que os seus investimentos tenham uma alta taxa de rentabilidade, o prejuízo dos juros cobrados por bancos e financeiras normalmente serão maiores. 

Se você é iniciante e tem dívidas, seu ponto focal é quitá-las o quanto antes. 

4. Faça uma reserva de emergência

O primeiro foco do dinheiro investido deve ser para a formação da sua reserva de emergência.  Como todo bom investidor, você também precisa estar preparado para as eventualidades. 

É comumente recomendo que você tenha 6 meses da sua renda mensal guardados caso seja funcionário de carteira assinada (CLT) ou um ano (doze meses) de renda guardada caso você seja autônomo. 

5. Diversifique os Investimentos

Warren Buffet, considerado por muitos como o maior investidor da história sempre teve um segredo. Que na verdade nem é tão segredo, ele é a chave do sucesso: diversificação.

O objetivo é aplicar o dinheiro em vários ativos para obter bons rendimentos independente das condições de mercado.  A diversificação também gera um fluxo de caixa na sua carteira, ou seja, há entradas recorrentes das remunerações das aplicações. 

E aí, comente aqui embaixo o que você achou do nosso conteúdo. Temos certeza que sua jornada de investidor terá muito sucesso e, sempre, conte conosco!

El contenido de este sitio web tiene fines educativos e informativos únicamente y no debe interpretarse como asesoramiento financiero profesional. No somos una institución financiera y no ofrecemos ningún producto o servicio financiero. Nos esforzamos por proporcionar información actualizada, pero no ofrecemos garantías con respecto a la exactitud de nuestra información.