Pular para o conteúdo

Como saber se uma instituição financeira é confiável?

O número de pessoas que caem em golpes ao tentar contratar um empréstimo ou financiamento hoje em dia nunca foi tão alto. Pessoas mal-intencionadas estão por toda parte, sempre prontas a causar prejuízos a quem necessita de crédito por qualquer motivo. Assim, uma dúvida se torna comum: como saber se uma instituição financeira é confiável?

Existem muitos aspectos que podem ser verificados antes de contratar algum crédito com uma empresa para certificar que ela é realmente de confiança. Por isso, separamos aqui algumas dicas importantes e que te ajudarão a não cair em golpes e a encontrar empresas honestas com quem financiar. Confira!

Os principais golpes contra quem precisa de crédito

Quem está à procura de crédito no mercado, precisa ter uma atenção muito especial para não cair nos diversos golpes que estão espalhados por aí. Um dos mais comuns é o do falso empréstimo, em que o golpista faz uma oferta quase que irrecusável, mas pede para que a pessoa faça um depósito antecipado para que possa ter acesso ao dinheiro.

Outros golpes comuns também envolvem o roubo de dados pessoais, o clone do WhatsApp e a invasão de redes sociais após clicar em links suspeitos enviados pelos golpistas. Por isso, é muito importante ter certeza de que se está negociando com uma empresa séria e comprometida com a segurança de seus clientes antes de enviar qualquer informação ou assinar qualquer contrato.

Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Existem várias formas de descobrir se uma instituição financeira é realmente confiável e, por isso, vamos listar algumas das mais importantes para te ajudar a fazer uma escolha segura.

1. Nunca faça depósitos antecipados

Qualquer instituição financeira séria nunca irá pedir um depósito antecipado para liberar o empréstimo. Por isso, se você receber um pedido desses, desconfie na hora e não envie nenhum dinheiro, pois certamente se trata de um golpe.

2. Confira se a empresa é cadastrada no Banco Central

No Brasil, as instituições financeiras precisam de autorização do Banco Central (BACEN) para oferecer produtos financeiros. Por isso, se você recebeu uma proposta atraente de uma empresa pouco conhecida, confira se ela tem autorização da entidade para funcionar.

3. Confirme se o CNPJ está ativo

Outro ponto que pode te ajudar a saber se uma instituição financeira é confiável é verificar se o CNPJ dela está ativo e se atua de forma regularizada. Essa informação pode ser obtida no site da Receita Federal.

4. Desconfie de ofertas muito atraentes

Se você está em busca de um empréstimo e percebeu que uma determinada empresa ofereceu uma taxa de juros ou condições bem diferentes das outras consultadas, então é hora de acender o sinal de alerta. Regra geral, ofertas muito fora da realidade podem ser um golpe em que os mais desavisados costumam cair.

5. Leia sempre o contrato

Antes de fechar qualquer negócio, seja no mercado financeiro ou na vida, sempre leia o contrato e confira todas as condições antes de assiná-lo. Às vezes, seja por preguiça ou por descuido, acabamos por concordar com cláusulas abusivas ou que podem nos causar muitos prejuízos ao assinar um contrato sem ler antes.

6. Use a internet e as redes sociais a seu favor

Antes de fechar com uma instituição financeira, você pode consultar o site Reclame Aqui para saber se a empresa é confiável e verificar quais são as principais reclamações dos consumidores. As redes sociais também podem ser úteis, pois é possível conferir se os comentários nas postagens são mais positivos ou negativos.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre como saber se uma instituição financeira é confiável? Então deixe seu comentário ao final deste artigo.

El contenido de este sitio web tiene fines educativos e informativos únicamente y no debe interpretarse como asesoramiento financiero profesional. No somos una institución financiera y no ofrecemos ningún producto o servicio financiero. Nos esforzamos por proporcionar información actualizada, pero no ofrecemos garantías con respecto a la exactitud de nuestra información.