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Como funciona o estorno do cartão de crédito? Tire suas dúvidas!

O estorno do cartão de crédito é uma maneira de pegar de volta o valor pago por uma compra do qual se desistiu ou que não aconteceu da maneira que você gostaria. Ele é útil, por exemplo, quando você adquire um produto na internet e ele não era da maneira que você imaginava ao chegar em sua casa.

Em situações como essas, você tem a opção de devolver o produto e receber o estorno na fatura do cartão, sendo esse um procedimento muito simples. Por conta disso, hoje vamos te ensinar a como ter o seu dinheiro de volta em situações como essa. Boa leitura!

O que é o estorno do cartão de crédito?

Estorno nada mais é do que a devolução de um valor pago por um produto ou serviço no cartão de crédito. Ele pode se dar por diversos motivos, sendo os mais comuns a desistência, o erro ao fazer uma compra ou mesmo uma transação indevida.

Ao pedir o estorno do cartão de crédito, a operadora irá fazer o cancelamento daquela compra e devolverá os valores na própria fatura do cartão. Assim, a depender da data em que foi feito o pedido, a devolução pode ser feita na mesma fatura.

Já se o estorno for solicitado após o fechamento da fatura do cartão, ele poderá vir nas duas próximas faturas.

Como funciona o estorno?

Primeiramente, precisamos destacar que o estorno do cartão de crédito é um direito do consumidor e, por isso, não pode ser negado na maioria das situações.

Uma das situações mais comuns de estorno é o exercício do direito de arrependimento no caso de compras online ou por telefone. Nesses casos, o consumidor tem até sete dias após o recebimento do produto para pedir a devolução do dinheiro sem ter que se justificar.

Outra hipótese também muito comum de estorno são os casos de cobranças extras indevidas feitas na fatura do cartão.

O consumidor pode optar por receber o valor do estorno em dinheiro ou na forma de crédito na fatura, sendo esta última a mais comum.

Como eu faço para pedir o estorno do cartão?

A forma de pedir o estorno do cartão de crédito varia a depender de como a compra foi realizada. Confira, a seguir, as quatro situações mais comuns:

  • Erro na compra presencial: se o estabelecimento cobrou um valor indevido em seu cartão, poderá fazer o estorno na hora, ainda na presença do consumidor. No entanto, caso se recuse a fazer isso, você pode pedir a devolução para a administradora do cartão;
  • Desistência em loja física: nessa situação, o lojista deve fazer o estorno direto na maquininha, cancelando a compra. No entanto, vale lembrar que a lei, diferentemente do que acontece nas compras online, não prevê o direito de arrependimento para compras presenciais;
  • Desistência em compra online: o consumidor tem o prazo de até sete dias após o recebimento do produto para solicitar o cancelamento da compra e o estorno dos valores pagos. Nesse caso, basta entrar em contato com a loja em que você comprou o produto e informar da desistência;
  • Valores incorretos em compra online: primeiramente, verifique com a loja a razão dos valores que você considera indevidos. Caso não obtenha uma resposta ou não concorde com o motivo, entre em contato com a administradora do cartão de crédito para solicitar o cancelamento.

Viu só como é simples pedir o estorno do cartão de crédito? Ainda tem alguma dúvida? Então aproveite para deixar seu comentário e navegue um pouco mais em nosso site para ficar por dentro de outras dicas de finanças como essas.

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