Pular para o conteúdo

Dívida de cartão de crédito: o que é, como evitar e como se planejar para pagar

O número de brasileiros que contraem uma dívida de cartão de crédito é maior a cada dia que passa.

A possibilidade de pagar compras de forma parcelada ou mesmo só no mês seguinte acaba se tornando quase que uma tentação irresistível, principalmente para os mais imediatistas.

Mas o que fazer quando não temos dinheiro para pagar a fatura no mês seguinte? Existe alguma solução para se livrar da bola de neve que é a dívida do cartão?

É justamente pensando em responder a essas e a outras perguntas do gênero que elaboramos este conteúdo especial para te ensinar a se livrar de vez da temida dívida do cartão de crédito.

Por isso, continue lendo até o final e saiba como não entrar em uma fria ao usar esse recurso.

Dívida de cartão de crédito: o que acontece ao deixar de pagar o cartão de crédito?

Um dos principais motivos que fazem com que a dívida de cartão de crédito seja tão temida por todos são os juros altíssimos que estão envolvidos.

Isso porque os juros do chamado “rotativo do cartão” estão entre os mais altos do Brasil, perdendo apenas para a taxa do cheque especial em alguns casos.

O rotativo acontece quando deixamos de pagar algum valor da fatura do cartão de crédito e esse montante é cobrado no mês seguinte.

Um clássico exemplo é quando pagamos o mínimo da fatura do cartão.

Nesses casos, a operadora do cartão pode cobrar juros que chegam facilmente a 1.000% ao ano sobre os valores que não foram pagos no vencimento normal.

Dessa forma, em diversas ocasiões, essa dívida acaba se tornando uma verdadeira bola de neve, sendo praticamente impagável para a maioria das pessoas em um curto espaço de tempo.

É por isso que boa parte das pessoas que está com o nome sujo atualmente possui algum tipo de dívida de cartão de crédito.

Assim, é importante saber usar esse recurso com sabedoria e ter um bom controle financeiro para evitar essa que pode ser uma das dívidas mais caras e difíceis de quitar.

Fui negativado e tenho outros cartões, posso perder todos eles?

Uma dúvida muito comum de quem está com alguma dívida de cartão de crédito é quando se possui mais de um cartão de operadoras diferentes.

Nesse caso, a dívida contraída em um dos cartões não faz com que o outro seja cancelado ou bloqueado automaticamente.

Ou seja, quem possui dois ou mais cartões, mas ficou devendo um deles e teve seu nome negativado junto ao SPC ou Serasa pode continuar utilizando os demais cartões que possui enquanto fizer o pagamento de suas faturas em dia.

Isso porque as operadoras de cartão não podem cancelar ou bloquear o cartão de crédito de alguém que se tornou inadimplente e foi emitido antes que essa situação ocorresse.

Como evitar a dívida de cartão de crédito?

Evitar contrair uma dívida de cartão de crédito não é nenhum bicho de sete cabeças. Na realidade, isso depende mais da disciplina e da organização financeira de cada pessoa.

O cartão de crédito nos dá uma falsa sensação de que temos dinheiro para comprar o que queremos quando quisermos.

A facilidade em parcelar as compras de produtos de valores mais altos também contribui para alimentar o nosso imediatismo, que é um grande vilão quando o assunto é saúde financeira.

Por isso, a dica para quem deseja evitar uma dívida de cartão de crédito é justamente controlar o uso do cartão, deixando para usá-lo somente quando for realmente necessário.

Um bom exemplo disso é para aquelas comprinhas de emergência no final do mês, quando o dinheiro do salário já está quase no fim e não podemos mais pagar pelas coisas à vista.

Outra dica importante para evitar dívidas é sempre pagar a fatura no valor integral. Evite, sempre que possível, pagar o mínimo e cair no rotativo do cartão, pois os juros são absurdos.

Se o seu orçamento é apertado, não faça muitas compras parceladas com o cartão, pois o acúmulo de parcelas pode se tornar impagável.

Nesse sentido, lembre-se da regra de que compras parceladas – o que inclui o cartão de crédito – nunca devem exceder a 30% de sua renda mensal.

Se a tentação de usar o cartão for grande e você perceber que está começando a contrair uma dívida, o melhor é cancelar o cartão para evitar que você faça novas compras e fique ainda mais com a corda no pescoço.

Como sair da dívida de cartão de crédito?

Uma vez que você tem uma dívida de cartão de crédito, é preciso buscar por alternativas para sair desse sufoco.

Nesse sentido, a primeira e mais importante dica é tentar negociar esses valores juntamente com a operadora do cartão.

Em regra, essas empresas têm interesse em receber nem que seja uma parte dos valores que seus clientes ficam devendo. Por isso, é comum que elas queiram fazer um acordo para a quitação dessas dívidas.

Nessa negociação, lembre-se de buscar uma parcela que caiba no seu bolso e não atrapalhe seu orçamento (lembre-se da regra dos 30% da renda para compras parceladas).

Se surgir uma graninha extra ao longo do caminho (exemplo: valores recebidos de férias, uma coisa que você vendeu, alguma renda extra etc.), use-a para antecipar as parcelas da negociação, pois, dessa forma, você reduz os juros e quita mais rápido essa dívida.

Outra maneira possível para quitar a dívida de cartão de crédito é contratando um empréstimo com juros menores do que os do cartão.

Nesse sentido, é importante procurar por uma linha de crédito que tenha juros baixos, como o consignado ou os empréstimos com garantia.

Tente conseguir um valor emprestado que seja suficiente para cobrir toda a dívida do cartão. Assim, você ficará apenas com uma parcela mensal do empréstimo para pagar e poderá limpar seu nome caso ele tenha sido negativado pela operadora do cartão.

Ao trocar uma dívida com juros mais altos por outra com juros mais baixos, você economiza bastante, visto que os parcelamentos e negociações feitas pelas operadoras de cartão costumam ter juros e encargos bem salgados.

Por fim, seja qual for a maneira que você escolher para acabar com sua dívida de cartão de crédito, lembre-se de evitar novas compras com o cartão. Se possível, cancele ou bloqueie esse cartão até que você recomponha a sua vida financeira.

De nada adianta negociar a dívida de um cartão e continuar fazendo compras nesse ou em outro cartão de crédito. Dessa forma, a bola de neve só aumenta e você poderá ter mais problemas no futuro.

E você, o que achou dessas dicas sobre como evitar as dívidas de cartão de crédito? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e te ajudado de alguma forma. Aproveite e navegue um pouco mais em nosso site para encontrar mais dicas como essa.

El contenido de este sitio web tiene fines educativos e informativos únicamente y no debe interpretarse como asesoramiento financiero profesional. No somos una institución financiera y no ofrecemos ningún producto o servicio financiero. Nos esforzamos por proporcionar información actualizada, pero no ofrecemos garantías con respecto a la exactitud de nuestra información.