Pular para o conteúdo

Como investir: todas as dicas para você começar o quanto antes!

Em um mundo em que é cada vez mais comum a preocupação com o futuro, as pessoas estão em busca de saber como investir o seu dinheiro e fazê-lo render.

Seja para garantir a independência financeira no futuro ou mesmo para se aposentar um pouco antes do tempo, investir é sempre uma excelente opção, visto que o dinheiro guardado em casa quase sempre é totalmente perdido, seja por ter sido gasto ou por ser consumido pela inflação.

Mas acontece que muitas pessoas têm medo de investir, seja por acharem o mercado financeiro difícil ou mesmo por não conhecerem as oportunidades que estão por aí. Por isso, continue a leitura desse artigo até o final para saber por onde começar. Boa leitura!

Quem pode investir?

Muitas pessoas ainda acreditam que o mundo dos investimentos seja apenas para pessoas ricas, que colocam grandes quantidades de dinheiro em bancos e corretoras em busca de lucros astronômicos.

No entanto, essas pessoas estão muito enganadas, pois, hoje em dia, é possível começar a investir mesmo com pouco dinheiro, visto que existem aplicações financeiras para todos os gostos e bolsos.

Quais são as opções de investimento disponíveis?

O mercado dos investimentos é um verdadeiro universo, repleto de possibilidades para quem deseja colocar o seu dinheiro para trabalhar. Por isso, as opções de investimento também são muitas, mas é possível separá-las em dois grupos, conforme abaixo:

  • Renda fixa: são aplicações consideradas mais seguras, pois, na maioria das vezes, ao fazer o investimento é possível saber quanto o dinheiro renderá até a data do resgate. Como exemplos, temos o Tesouro Direto, o CDB e os fundos DI;
  • Renda variável: envolve aqueles ativos cujo retorno não pode ser estimado na hora do investimento e, por conta disso, são considerados investimentos de alto risco. Entre as opções estão as ações, os fundos imobiliários (FIIs), as ETFs, as operações de câmbio e as criptomoedas.

Apesar de a renda variável envolver um risco maior de perda do dinheiro investido, é nesse mercado que também estão as maiores chances de se obter uma grande rentabilidade. 

Como saber qual é o melhor investimento para mim?

Uma das maneiras de começar a se orientar no mercado de investimentos é definir o seu perfil de investidor. Existem três perfis mais comuns e, a partir deles, é possível saber qual o tipo de investimento que combina com a pessoa. Confira:

  • Conservador: é um perfil de pessoa mais avessa ao risco e que foca em manter o capital investido;
  • Moderado: entende os riscos que o mercado de investimentos envolve e se arrisca mais um pouco, mas sem abrir mão de aplicações mais seguras;
  • Agressivo (ou arrojado): geralmente é mais experiente e entende que para se ter lucros maiores com o mercado de investimentos às vezes é preciso correr riscos, não tendo problemas ao lidar com eles.

Como começar a investir?

O primeiro passo de como investir é abrir uma conta em uma corretora de valores, que são as instituições responsáveis por oferecer os ativos financeiros no Brasil. Existem diversas corretoras no mercado, algumas, inclusive, com isenção da taxa de corretagem.

Por isso, é importante buscar uma corretora que atenda ao perfil do investidor e que ofereça ativos compatíveis com as suas expectativas e necessidades.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre como investir? Então deixe seu comentário ao final deste artigo.

El contenido de este sitio web tiene fines educativos e informativos únicamente y no debe interpretarse como asesoramiento financiero profesional. No somos una institución financiera y no ofrecemos ningún producto o servicio financiero. Nos esforzamos por proporcionar información actualizada, pero no ofrecemos garantías con respecto a la exactitud de nuestra información.