Pular para o conteúdo

Cartão de crédito para adolescentes: quais são os melhores?

A lei brasileira diz que apenas maiores de 18 anos ou menores emancipados podem abrir uma conta e serem titulares de um cartão de crédito. 

Porém, existem algumas alternativas caso você seja um menor de idade precisando de cartão de crédito ou um adulto pensando em dar um cartão para seu filho. 

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto. 

Por que fazer um cartão para menor? 

Oferecer um cartão de crédito para um menor de idade, além de facilitar no dia a dia, pode ser um grande aliado na educação financeira de crianças e adolescentes

O cartão de crédito inclusive é válido como um incentivo ao amadurecimento e independência, afinal, tomar as decisões de compras “sozinho”, ajuda a ter controle de gastos e a lidar com dinheiro.

Ele pode ser também um bom facilitador no envio de dinheiro, como no caso de mesada ou de filhos que morem longe dos pais, por exemplo. 

Quais são as melhores alternativas?

Conta digital:

Caso você esteja apenas buscando uma forma de enviar dinheiro para seu filho ou de promover a educação financeira dele, os bancos digitais podem ser uma boa opção, uma vez que a maioria deles permitem que menores de idade abram uma conta.

Por meio de uma conta digital, o seu filho pode ter um cartão de débito, enviar e receber dinheiro e até mesmo investir. 

Porém, esse tipo de conta não permite que ele solicite um cartão de crédito. Nesse caso, será necessário solicitar um cartão adicional.

Cartão adicional:

O cartão adicional é um cartão de crédito que permite o acréscimo de dependentes na sua conta. Sendo assim, o menor irá dividir o mesmo limite de crédito que o titular e você poderá acompanhar em tempo real os gastos

Para solicitá-lo, basta entrar em contato com seu banco e pedir a inclusão do dependente. Para saber mais sobre esse processo, dê uma olhada em “Tudo o que você precisa saber sobre cartão de crédito adicional”.

Cartão universitário:

Para abrir uma conta universitária, o titular não precisa ser maior de idade, a única exigência é que ele esteja matriculado em alguma instituição de ensino superior. 

Sendo assim, ela  permite a solicitação de um cartão de crédito ainda que o titular seja menor de idade.

Além disso, a conta universitária costuma ter alguns diferenciais, como a isenção de taxas e comprovação de renda, tarifas menores, programas de benefícios, etc.  

Essa pode ser uma alternativa para adolescentes que entraram na faculdade antes de completar 18 anos e que buscam uma maior independência financeira. 

Emancipação:

A emancipação é um processo civil que permite que jovens menores de 18 anos sejam considerados plenamente capazes perante a lei.

Esse é um processo burocrático, que envolve a justiça, diversos documentos e que vai muito além de apenas possibilitar a solicitação de um cartão de crédito por um menor de idade. Portanto, ele é o menos indicado

Ainda assim, a emancipação pode ser uma alternativa para os jovens que já tenham um emprego formal, fonte de renda própria e/ou estabilidade financeira

Fique atento:  

Antes de abrir uma conta ou dar um cartão de crédito para um adolescente, é importante fazer um planejamento financeiro para você (e ele) não se enrolar. 

Se organize, defina um limite de gastos e não se esqueça de acompanhar de perto as despesas para evitar problemas. 

Gostou das dicas? Então envie para um amigo que também possa se interessar. 

El contenido de este sitio web tiene fines educativos e informativos únicamente y no debe interpretarse como asesoramiento financiero profesional. No somos una institución financiera y no ofrecemos ningún producto o servicio financiero. Nos esforzamos por proporcionar información actualizada, pero no ofrecemos garantías con respecto a la exactitud de nuestra información.