Pular para o conteúdo

Cartão bloqueado: o que fazer quando isso acontece?

Ter o cartão bloqueado pode ser uma grande dor de cabeça, principalmente quando não sabemos o motivo pelo qual isso aconteceu.

Existem diversos tipos de bloqueios que podem ser utilizados pelos bancos. Entre eles, os mais comuns são aqueles realizados por segurança ou pela falta de pagamento das faturas.

Bloquear o cartão, seja ele de crédito ou débito, é uma medida que visa impedir que as pessoas caiam em golpes ou mesmo façam gastos maiores do que podem pagar.

Por isso, no post de hoje iremos abordar os principais motivos que podem levar ao bloqueio de um cartão e mostrar como você pode evitar esse transtorno. Boa leitura!

Cartão bloqueado por falta de pagamento da fatura

A falta do pagamento da fatura do cartão de crédito é um dos motivos mais comuns e que podem levar ao bloqueio do serviço.

Quando o cliente atrasa o pagamento por alguns dias, o banco pode fazer com que o cartão fique bloqueado até que a situação se regularize.

A ideia é fazer com que o pagamento seja feito o quanto antes, mas também é uma forma de evitar que sejam feitas novas compras, o que pode gerar o endividamento.

Para resolver esse problema, basta fazer o pagamento da fatura e aguardar a confirmação pelo banco. Geralmente, o desbloqueio é feito de forma automática.

Bloqueio de segurança

O bloqueio por motivos de segurança pode afetar tanto cartões de crédito quanto de débito e também é bastante comum.

Hoje em dia, os bancos trabalham com sistemas muito avançados que conseguem detectar compras suspeitas feitas com os cartões de seus clientes.

Quando isso acontece, o sistema não deixa que a transação seja concluída e bloqueia automaticamente o cartão, evitando que novas compras sejam feitas.

Em alguns casos, o banco pode ligar para o cliente para confirmar se fez mesmo aquela transação. Se o contato não for possível, será preciso ligar para o banco para pedir o desbloqueio.

Cartão bloqueado por senha errada

Errar por muitas vezes a senha na hora de fazer um pagamento também é outro motivo bastante comum de cartão bloqueado.

Isso porque os bancos possuem um limite de vezes seguidas que o cliente pode errar a sua senha. Caso o limite seja excedido, o cartão é bloqueado por segurança.

Se isso acontecer com o seu cartão, será necessário entrar em contato com o banco ou ir até uma agência para fazer o desbloqueio, que é bastante simples.

Outros motivos que podem fazer um cartão ser bloqueado

Além dos motivos citados até aqui, existem outras questões que podem fazer com que um cartão seja bloqueado.

Entre eles, podemos citar:

  • Cartão sem limite de crédito ou dinheiro insuficiente na conta;
  • Contestação de compras feitas na fatura;
  • Compra em um valor muito maior do que a média;
  • Gastos em lojas no exterior ou em cidades diferentes das que o cliente costuma comprar;
  • Realização de muitas transações seguidas em um curto intervalo de tempo.

Em todos esses casos, é possível que o bloqueio seja feito para garantir a segurança do cliente, pois pode ter caído em alguma tentativa de fraude.

Assim, caso o seu cartão seja bloqueado e você não entenda qual o motivo, precisará entrar em contato com o banco para obter maiores esclarecimentos.

Como evitar ter o cartão bloqueado?

Apesar de ser difícil prever quando ou por que uma pessoa pode ter o cartão bloqueado, algumas atitudes simples podem evitar esses transtornos.

Entre eles, o primeiro é memorizar a sua senha para evitar digitá-la errado na hora de fazer uma compra.

Também é interessante comunicar ao banco quando você for fazer uma viagem ou mesmo precisar fazer uma compra em um valor maior do que costuma gastar.

Outra dica é manter o pagamento da fatura sempre em dia, evitando usar o rotativo do cartão.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre cartão bloqueado? Aproveite e escreva para a gente nos comentários.

 

El contenido de este sitio web tiene fines educativos e informativos únicamente y no debe interpretarse como asesoramiento financiero profesional. No somos una institución financiera y no ofrecemos ningún producto o servicio financiero. Nos esforzamos por proporcionar información actualizada, pero no ofrecemos garantías con respecto a la exactitud de nuestra información.