Pular para o conteúdo

Limite descomplicado: as melhores dicas para aumentar o seu crédito

Você sabia que o cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros? 

Pesquisas apontam um aumento expressivo no uso da modalidade nos últimos anos. Isso se dá principalmente devido a oportunidade de usar o limite para aumentar o poder de compra. 

Se você faz parte desse grupo ou pretende começar a utilizar o cartão de crédito, este post pode te ajudar a entender melhor o funcionamento do limite e como aumentá-lo.  

Como funciona o limite? 

O limite nada mais é do que um crédito que o banco disponibiliza para que você possa fazer suas compras em um mês e pagar apenas no próximo. 

Em outras palavras, o cartão de crédito possibilita a junção de todos os seus gastos em uma única data de cobrança, o que pode aliviar as dívidas, se usado controladamente.

Mas, para isso, você precisa estar com as suas faturas sempre em dia. Até porque, o limite do cartão está mais próximo de um empréstimo do que de um aumento de receita.  

  • Uma coisa que muita gente não sabe quando utiliza o cartão de crédito pela primeira vez, é que ao fazer uma compra parcelada, ela ocupa o seu limite, que só é restabelecido ao pagar a fatura do cartão. 

Mas afinal, como aumentá-lo? 

O primeiro passo é fazer a solicitação ao seu banco. 

Em seguida, você vai passar por uma análise de crédito, que vai levar em consideração algumas condições como:

  • Sua renda;
  • O seu histórico de crédito; 
  • Seu relacionamento com o banco; 
  • Se você possui alguma dívida pendente.

Depois disso o banco vai avaliar se concede ou não o aumento. 

Caso seu pedido seja negado, fique tranquilo: A maioria das instituições financeiras permitem que seus clientes façam uma nova solicitação depois de algum tempo. 

Vá além:

Ainda que o cliente não faça a solicitação, os bancos podem disponibilizar o aumento espontaneamente, levando em consideração uma série de comportamentos. Como por exemplo:  

Ser ativo: 

  • Movimente sua conta: não deixe dinheiro parado, receba seu salário  diretamente pelo banco, etc. Essas são formas de comprovar a sua renda. 

Pague suas contas em dia: 

  •  Não atrase pagamentos. Isso demonstra que você é um bom pagador.

Use bastante o cartão:

  • Ao utilizar um valor próximo do seu limite todos os meses (e pagar a fatura em dia), o banco verá um motivo para aumentá-lo.

Invista: 

  • Alguns bancos possibilitam aumento de limite por meio de investimentos. Além disso, investir também ajuda a comprovar sua renda.

Não se enrole:

Ainda que o limite alto proporcione uma sensação de segurança, ele não é uma renda extra. Fique atento às suas despesas, não gaste mais do que você pode pagar e não deixe suas faturas atrasarem. 

Este post foi útil? Então compartilhe com aquele amigo que vive pedindo dinheiro emprestado e não deixe de conferir nossas outras dicas. 

El contenido de este sitio web tiene fines educativos e informativos únicamente y no debe interpretarse como asesoramiento financiero profesional. No somos una institución financiera y no ofrecemos ningún producto o servicio financiero. Nos esforzamos por proporcionar información actualizada, pero no ofrecemos garantías con respecto a la exactitud de nuestra información.