Pular para o conteúdo

Anuidade do cartão de crédito: como funciona?

O cartão de crédito é, definitivamente, uma das formas de pagamento mais práticas que existem atualmente. 

Ele possui vários benefícios, sendo assim, quando o cartão é utilizado nesta função, o usuário sofre algumas cobranças. Portanto, é importante entender quais são elas.

Hoje vamos falar sobre a anuidade e explicar como ela funciona. 

O que é anuidade?  

Anuidade é a tarifa que os bancos ou as administradoras de cartão de crédito cobram para que você possa utilizá-lo, com a justificativa de ser uma taxa de manutenção de serviço do cartão

As instituições financeiras que possuem programas de benefícios também justificam a cobrança da anuidade como forma de administrá-los. 

A anuidade é variável de acordo com a empresa responsável pela cobrança da mesma. Sendo assim, é importante que antes de contratar um cartão, você se informe a respeito do valor cobrado e das formas de pagamento dessa taxa. 

Tipos de anuidade

O tipo da anuidade do seu cartão vai depender da instituição financeira escolhida. Os principais tipos são:

  • Convencional;
  • Diferenciada;
  • Dependente;
  • Especial.

A anuidade convencional é aquela que normalmente é paga à vista e uma vez ao ano. O cliente sempre sabe o valor dela, por se tratar de uma quantia fixa. 

Já a anuidade diferenciada é cobrada mensalmente e ao contrário da convencional, o cliente pode não saber o valor específico dela. 

A anuidade dependente é a taxa de uso que algumas instituições financeiras cobram dos cartões de dependentes da conta.

Existem bancos que estabelecem anuidades diferentes para determinados tipos de clientes (como contas universitárias por exemplo), possibilitando a conversão do valor da anuidade em algum benefício. Essa é a anuidade especial

Fica a dica

Em algumas situações a anuidade não pode ser cobrada, como por exemplo, em caso de cartões vencidos e de bloqueios por roubo, furto ou outro motivo, já que essas são práticas consideradas abusivas pelo Procon

Sendo assim, caso  a cobrança da taxa aconteça durante esse período, você pode mover uma ação judicial para interromper a cobrança e solicitar o reembolso. 

Outra dica é que muitos bancos atualmente não cobram taxa de anuidade, especialmente os digitais. Caso o seu não seja um deles, você pode tentar negociar uma redução ou até mesmo um abono da tarifa. 

Além disso, quando o cliente demonstra estar insatisfeito e cogita cancelar a conta, os bancos costumam oferecer essas mesmas opções como forma de evitar o cancelamento.  

Esse conteúdo foi útil para você? Se sim, deixe aqui embaixo nos comentários para ajudar a gente a trazer mais posts desse tipo. 

El contenido de este sitio web tiene fines educativos e informativos únicamente y no debe interpretarse como asesoramiento financiero profesional. No somos una institución financiera y no ofrecemos ningún producto o servicio financiero. Nos esforzamos por proporcionar información actualizada, pero no ofrecemos garantías con respecto a la exactitud de nuestra información.