Pular para o conteúdo

Anuidade diferenciada: o que é e como se beneficiar disso

Um dia você está olhando a sua fatura e simplesmente percebe a cobrança de uma “anuidade diferenciada”. Mas você sabe o que é isso? Muitas pessoas acabam pedindo um cartão de crédito sem conhecer todas as suas características ou ler as letrinhas miúdas do contrato e, com isso, acabam por aceitar cobranças que nem faziam ideia de que existiam.

Pensando nisso, no artigo de hoje iremos te explicar, em detalhes, o que é anuidade diferenciada e qual a sua diferença para a anuidade tradicional, que é uma outra forma de cobrar a famosa taxa para manter um cartão de crédito. Por isso, venha conosco e continue a leitura até o final.

O que é anuidade do cartão de crédito?

As instituições financeiras que emitem cartões de crédito têm custos para emiti-los e, por isso, acabam cobrando uma taxa de seus clientes pela manutenção desses cartões, que é a chamada anuidade.

Esse valor pode ser cobrado uma vez por ano (daí o motivo do nome) ou pode ser fragmentada em 12 parcelas, que são cobradas mensalmente e, com isso, o pagamento fica mais leve.

Outra razão para a cobrança da anuidade envolve os benefícios oferecidos pelo cartão, que também possuem um custo para a administradora. Dessa forma, quanto mais benefícios um cartão oferece, maior costuma ser a anuidade desse cartão.

O que é anuidade diferenciada?

Primeiramente, é importante destacar que existem dois tipos de anuidade: a tradicional e a diferenciada.

A anuidade tradicional pode ser cobrada de uma única vez na fatura do cartão. Geralmente, uma vez ao ano. No entanto, algumas administradoras de cartão permitem dividir essa anuidade em até três parcelas.

Já a anuidade diferenciada nada mais é do que uma taxa mensal, que será cobrada pela administradora do cartão e que serve para manter ativo o cartão e seus benefícios.

Ou seja, se o cartão tem uma anuidade de R$ 600,00, no lugar de cobrar todo esse valor de uma só vez, a administradora pode dividi-lo em 12 parcelas de R$ 50,00 e ir cobrando esse valor em cada fatura.

A anuidade diferenciada é obrigatória?

Regra geral, os cartões de crédito têm um custo para manter seus benefícios e para permanecerem ativos. Esse valor é justamente a anuidade, que pode ou não ser cobrada pelo banco ou pela empresa que emite o cartão.

Ou seja, não se trata de uma tarifa obrigatória, visto que existem diversos cartões de crédito no mercado que não cobram esse valor de seus usuários.

No entanto, é preciso levar em conta que os cartões sem anuidade geralmente oferecem uma quantidade menor de benefícios aos seus usuários. Além disso, é raríssimo encontrar um cartão sem anuidade que conte com programa de pontos.

Assim, se você está em busca de um cartão para ganhar pontos e trocá-los por milhas aéreas, por exemplo, talvez tenha que partir para um cartão com anuidade.

Como reduzir o valor da anuidade diferenciada?

Alguns cartões de crédito emitidos no Brasil já oferecem o benefício de desconto progressivo na anuidade. Com ele, quanto mais o cliente usa o cartão, menor será o valor da anuidade diferenciada a ser paga naquele mês.

Ou seja, a depender do seu gasto mensal, pode ser que você até fique livre da anuidade ou que consiga descontos de 50%, 70%, 90% e por aí vai.

Assim, é interessante buscar por cartões que ofereçam esse benefício de desconto progressivo, pois, com eles, você aproveita todos os benefícios do cartão, inclusive o programa de pontos, mas sem ter que arcar com mais esse custo.

E você, já tinha noção de como reduzir o valor da anuidade de seu cartão de crédito? Aproveite e deixe seu comentário ao final deste artigo. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você e te ajude a fazer as melhores escolhas financeiras.

El contenido de este sitio web tiene fines educativos e informativos únicamente y no debe interpretarse como asesoramiento financiero profesional. No somos una institución financiera y no ofrecemos ningún producto o servicio financiero. Nos esforzamos por proporcionar información actualizada, pero no ofrecemos garantías con respecto a la exactitud de nuestra información.